-
Arquitetos: Martin Gaufryau, Quentin Barthe, Tom Patenotte
- Área: 9 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Clément Molinier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso organizado pela cidade de Bourg-Saint-Maurice, França, solicitou um projeto que simbolizasse a entrada para o parque e tentasse conectar duas paisagens distintas, incentivando os pedestres a atravessarem de uma para a outra. O local proposto é o ponto de encontro entre dois componentes muito diferentes: um campo esportivo urbano e um parque, ambos ligados por uma ponte. Os dois ambientes, o construído e o natural, são fisicamente separados pelo Rio Versoyen.
É na convergência de todos esses elementos, ponte, rio, planície e parque, que escolhemos instalar o equipamento, pois é nos pontos de confronto entre espaços heterogêneos restritos que os projetos têm sentido e respondem melhor às questões levantadas. Não se entra em um espaço ao ar livre por uma porta convencional. O parque não tem teto, então, a noção de porta precisa ser reexaminada e desconstruída através da experiência de passagem.
A estrutura, feita de pinus local, é composta por uma montagem de pórticos verticais, enfatizando a elegante e infinita esbelteza das árvores. Essa estrutura radical e despojada evoca um volume flutuante. A disposição cria uma reação física nos pedestres, primeiro fazendo-os passar por baixo dela e depois convidando-os a direcionar a cabeça para cima. Um banco, que estabelece a relação do projeto com o solo, permite que eles se sentem e contemplem o céu através da abertura zenital ou a paisagem Marais diante deles.
Por fim, a construção pode acomodar exposições, como um mapa do parque ou até mesmo, usando um simples sistema de ganchos, exposições fotográficas e placas educativas. Essa "floresta estrutural" altamente organizada e simbólica, portanto, serve a um propósito e ajuda a restabelecer uma comodidade preciosa, porém ameaçada: a sinalização pública. A prudência do projeto consegue conectar o vernacular e o contemporâneo, em consonância com o trabalho de Charlotte Perriand em Les Arcs.